Piso salarial para corretores de Imóveis

| 37 Comentários

O Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, sancionou no dia 13 de abril a Lei 5.950, que define o piso salarial dos profissionais da intermediação imobiliária. Com a aprovação da lei, os profissionais terão o direito de receber o piso de R$ 860,14, mais os honorários da venda.

O Estado do Rio de Janeiro foi o pioneiro a instituir o piso salarial para os corretores de imóveis. A aprovação do projeto de lei é uma reivindicação do presidente do Sindimóveis Rio, Egydio Andreza, junto às autoridades estaduais.

Fique Atento!

  • O piso dos corretores de imóveis – técnico em transações imobiliárias é de R$ 860,14.
  • O Piso incide sobre todos os direitos garantidos pela CLT e Constituição.
  • Os corretores devem continuar a receber os honorários.

Fonte: Revista do Creci

 

Veja também

A Internet no Mercado Imobiliário por Infoideias em March 22nd, 2011
A Internet já está consolidada como um dos maiores meios de comunicação e divulgação, senão o maior.

Aluguel para 7 de setembro está 50% mais barato no litoral de SP por Site Midas em September 3rd, 2013
Apesar de o feriado de 7 de setembro ser comemorado no próximo fim de semana, quem conseguir aproveitar a data no litoral de São Paulo pode alugar um imóvel pela metade dos preços encontrados no mesmo período do ano passado.

O que é INCC, VGV, Habite-se e Incorporação Imobiliária? Qual a importância deles? por Site Midas em September 6th, 2013
INCC significa Índice Nacional de Custo da Construção, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas.

Mercado Imobiliário - Faça a escolha certa por Site Midas em September 2nd, 2013
Infográfico mostra os prós e contras de imóveis na planta, residências usadas, imóveis comerciais, terrenos e fundos imobiliários.

avatar

Autor: Site Midas

SITE MIDAS, a melhor opção de Site para Corretores de Imóveis e Imobiliárias de todo Brasil! TESTE GRÁTIS por 15 dias! www.sitemidas.com.br

37 Comentários

  1. avatar

    Nossa! gostei desta notícia! Pena que é só pro Rio de Janeiro.

  2. avatar

    Concordo com você Jorge, mas com o mercado imobiliário bastante aquecido, acredito que em pouquíssimo tempo já teremos essa boa notícia em outros estados. Pelo menos eu espero! rsrs

    • avatar

      Boa Tarde Monica.

      Gostaria de me formar em corretor de imóveis, mas não sei
      como faço, qual estudo estudar, se é esse tecnico em imobiliaria,
      ou aquele, ensino superior. Qual dos dois devo escolher ?

      Obrigado desde já.

  3. avatar

    Nossa!!
    Ótima notícia. Pena que é só pro Rio de Janeiro.

  4. avatar

    Tomara que essa isso também aconteça aqui em Santa Catarina

  5. avatar

    Só dessa maneira que alguns companheiros poderão de firmar nessa profissão que é boa mas tb dificil de receber a comissão, que as vezes leva meses pra receber, devido a alguns empresarios que demoram repassar aos corretores e que por sua vez ficam amarrados a imobiliaria até que seja paga a sua parte. Hoje na imobiliaria que presto serviço isso não ocorre. Parabens para nosso governador.

  6. avatar

    PARABENS PELA INICIATIVA! “TODOS” GANHAM COM O NOSSO ESFORÇO. QUE NÉM SEMPRE É COMPENASADO. PORQUE NÃO FAZER VALER OS NOSSOS DIREITOS E RECONHECIMENTO DE UMA PROFISSÃO TÃO MAGNANÍMA E AO MESMO TEMPO DOLOOROSA. VAMOS A LUTA!

  7. avatar

    Embora seja o correto não vejo isso acontecendo no Rio de janeiro.
    Sou corretor de imóvel e já bati nesta tecla de piso salarial com o meu gerente e o meu diretor mas eles sempre desconversam.
    Acho que uma vez que isso se tornar realidade os corretores poderão se estimular mais para vender mais imóveis.

    • avatar

      Boa Tarde á todos,

      Teremos uma grande manifestação no dia do corretor dia 27/08/2013 pela manhã em Fortaleza onde sairemos nas ruas percorrendo os orgãos responsáveis da área, parando no CRECI de Fortaleza.
      O interessante seria se outros corretores de outros estados também buscasse reunir outros corretores em seus estados para juntos e “unidos” buscarmos nossos direitos e RECONHECIMENTO no mercado imobiliário.

      Conto com sua participação e APOIO!!!

  8. avatar

    Parabéns, para o Presidente do Sindimoveis e para o Governador RJ pelo piso salarial
    dos corretores, pois só assim os donos de imobiliarias, vão pensar duas vezes, antes
    de lotar os plantões de vendas de corretores, que tem custo 0.

  9. avatar

    Espero que o Sindicato de SP, faça o mesmo, pois só assim , sentindo no bolso, que os donos de imobiliarias, vão pensar numa quantidade menor de corretores nos
    plantões de vendas, e só coloca-los no plantão quando toda documantação estiver
    em ordem, pois muitas vezes o corretor trabalha meses num plantão, sem ganhar nada, e de repente vem a surpresa: o lançamento foi abortado.

  10. avatar

    Isso seria muinto bom se focê fiscalizadas as imobiliárias que não cumpre essa lei, que são várias. ele fiscalizão os corretores que estão atrazados, lavrando multa, fical em cima do pobre corretor, mais não existe nenhuma fiscalização sobre as empresas que não cumprem essa lei, sou corretor a mais de 15 anos, e ninguem cumpre essa lei no Rio de Janeiro, ninguem é obrigado, ninguem cumpre.

  11. avatar

    É muito facil por alguem para trabalhar, fazer mil promessas, pais e mães de familia que trabalham o mes todo sem garantia alguma, é facil encher imobiliarias, porem se houver salario com certeza tb as empresas contratarão profissionais mais competentes para não ter prejuizo. Corretores se sentem humilhados diante da situação, a propria sociedade não respeita .

  12. avatar

    Nobres Colegas de profissão, fui corretor prestador de serviço para grandes imobiliárias do meu estado o MA. Hoje sou President de minha propia imobiliária.
    confesso que algumas vezes, meses sentir a falta de um fixo para custear despesas básicas como combustível, conta do celular, refeição etc. apesar de sempre vender constantemente pois nao tinha disciplina financeira. mas sinceramente, não vejo o porque de tanta euforia com essa conquista. pois o verdadeiro corretor de imóveis
    não vai ser mais ou menos respeitado, valorizado por ter piso salarial e sim por sua conduta e reputação. pensem nisso.

    • avatar

      Meu caro, é exatamente pelos mesmo motivos que mencionaste, que estamos correndo atrás disso,
      meses sentir a falta de um fixo para custear despesas básicas como combustível, conta do celular, refeição etc. apesar de sempre vender constantemente pois nao tinha disciplina financeira

    • avatar

      Querido corretor que virou dono de negócio,o que todos querem dizer é: PARAR DE EXPLORAR OS CORRETORES,ONDE JA SE VIU UM LANÇAMENTO COM 200 UNIDADES TER 400 CORRETORES? COM UM PISO SALARIAL A VISÃO MUDARIA ” NÃO COBRAREI POR ESTA ASSESSORIA , VENDAS COM QUALIDADE NÃO TERÁ PROBLEMAS LA NA FRENTE.QUALIDADE SE TEM COM ESTRUTURA E BOA FORMAÇÃO E PRINCIPALMENTE INFORMAÇÃO. PISO SALÁRIA É ALGO SIMBÓLICO PARA PESSOAS COMO VOCÊ NÃO EXPLORE…MAS INFELIZMENTE ACHO ALGO IMPOSSÍVEL DE ACONTECER..POIS ESTAMOS NA MÃOS DE EMPRESÁRIOS..

  13. avatar

    quero ver acontecer isso quero saber pelo menos uma pessoa q receba esse piso ..pq isso e so papo furado Imobiliarias so querem receber tratar corretores como domesticas ou zeladores pagando mixarias 1.2 1.3 1.4 ai vai indo enchendo os plantao as imobiliarias de novos corretores ..Vamos lutar por esse piso pessoal …

  14. avatar

    Esta lei já está vigorando ? Quais a imobiliárias no Rio que já estão respeitando esta Lei?

  15. avatar

    Excelente notícia! Espero que saia do papel e as autoridades competentes façam valer a lei,pois nosso País já é destaque em ter a melhor legislação do mundo em certas áreas, a exemplo da legislação ambiental, e nós sabemos do descaso que há. Mas não quero ser pessimista. Parabéns ao Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e ao presidente do Sindimóveis do Rio, Egydio Andreza, pela iniciativa.
    Nós de São Paulo, digo, que prestamos serviços para a Lopes Consultória de Imóveis também fomos contemplados com uma promoção! A Lopes fez parceria com o Banco Paulista e para recebermos nossas comissões teremos que pagar de tarifas para o Banco, cerca de 2% mais taxas de serviços. Ficou simplesmente lindo!

  16. avatar

    Eu fico muito contente com essa noticia,estou estagiando em uma imobiliária aqui na cidade de Osasco-SP Há pelo menos 9 meses e até agora só banquei minhas despesas do próprio bolso, não recebi nenhum centavo de ajuda de custo.por parte do dono da imobiliária,quando entra imoveis em construção fase de acabamento é conversado com ele para que seja colocado um plantão mas ele desconversa dizendo que só colocaria se tivesse exclusividade. Não pode bancar um plantão com um corretor no local.Mas se o Corretor quiser pode fazer o Plantão por conta própria e depois dividir os honorários com o dono da Imobiliária,isso é uma baita exploração e você fica ao deus dará sem ter a quem recorrer(NEM O CRECI NEM O SINDICATO DOS CORRETORES NESTAS HORAS APARECEM PARA TE DA UMA APOIO .ELES SÓ APARECEM PARA COBRAR AS MENSALIDADE E PUNIR OS CORRETORES EM ATRASO DE SUAS OBRIGAÇÕES, E NÃO PUNE OS SÍNDICOS QUE SE PASSAM POR CORRETORES FICANDO COM OS APARTAMENTOS QUE SÃO COLOCADOS A VENDO NOS CONDOMÍNIOS PELOS PROPRIETÁRIOS NOS QUAIS ELES TRABALHAM.FAZENDO ESQUEMA COM OS CORRETORES QUE PAGAM PROPINAS PARA OS MESMOS E QUANDO UM PORTEIRO PASSA ALGUETA INFORMAÇÃO A UM CORRETOR QUE NÃO SEJA DO ESQUEMA ESSE PORTEIRO É TRANSFERIDO DO CONDÔMINO EM REPRESA LHA.)

  17. avatar

    Eu fico muito contente com essa noticia,estou estagiando em uma imobiliária aqui na cidade de Osasco-SP Há pelo menos 9 meses e até agora só banquei minhas despesas do próprio bolso, não recebi nenhum centavo de ajuda de custo.por parte do dono da imobiliária,quando entra imoveis em construção fase de acabamento é conversado com ele E para que seja colocado um plantão mas ele desconversa dizendo que só colocaria se tivesse exclusividade. Não pode bancar um plantão com um corretor no local.Mas se o Corretor quiser pode fazer o Plantão por conta própria e depois dividir os honorários com o dono da Imobiliária,isso é uma baita exploração e você fica ao deus dará sem ter a quem recorrer(NEM O CRECI NEM O SINDICATO DOS CORRETORES NESTAS HORAS APARECEM PARA TE DA UMA APOIO .ELES SÓ APARECEM PARA COBRAR AS MENSALIDADE E PUNIR OS CORRETORES EM ATRASO DE SUAS OBRIGAÇÕES, E NÃO PUNE OS SÍNDICOS QUE SE PASSAM POR CORRETORES FICANDO COM OS APARTAMENTOS QUE SÃO COLOCADOS A VENDO NOS CONDOMÍNIOS PELOS PEu fico muito contente com essa noticia,estou estagiando em uma imobiliária aqui na cidade de Osasco-SP Há pelo menos 9 meses e até agora só banquei minhas despesas do próprio bolso, não recebi nenhum centavo de ajuda de custo.por parte do dono da imobiliária,quando entra imoveis em construção fase de acabamento é conversado com ele para que seja colocado um plantão mas ele desconversa dizendo que só colocaria se tivesse exclusividade. Não pode bancar um plantão com um corretor no local.Mas se o Corretor quiser pode fazer o Plantão por conta própria e depois dividir os honorários com o dono da Imobiliária,isso é uma baita exploração e você fica ao deus dará sem ter a quem recorrer(NEM O CRECI NEM O SINDICATO DOS CORRETORES NESTAS HORAS APARECEM PARA TE DA UMA APOIO .ELES SÓ APARECEM PARA COBRAR AS MENSALIDADE E PUNIR OS CORRETORES EM ATRASO DE SUAS OBRIGAÇÕES, E NÃO PUNE OS SÍNDICOS E ZELADORES QUE SE PASSAM POR CORRETORES FICANDO COM OS APARTAMENTOS QUE SÃO COLOCADOS A VENDO NOS CONDOMÍNIOS PELOS PROPRIETÁRIOS NOS QUAIS ELES TRABALHAM.FAZENDO ESQUEMA COM OS CORRETORES QUE PAGAM PROPINAS PARA OS MESMOS E QUANDO UM PORTEIRO PASSA ALGUETA INFORMAÇÃO A UM CORRETOR QUE NÃO SEJA DO ESQUEMA ESSE PORTEIRO É TRANSFERIDO DO CONDÔMINO EM REPRESÁLIA).

  18. avatar

    UMA NOTICIA MUITO BOA , ESPERO QUE TODAS AS IMOBILIÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E AS DEMAIS FAÇAM VALER OS NOSSOS DIREITOS…

  19. avatar

    PARABENS , MAIS TEMOS MUITO PELA FRENTE POIS TEM IMOBILIARIAS Q/ NÃO QUER NEN SABER DE LEI SIMPESMENTE INGNORA . ISTO É BRASIL.

  20. avatar

    Eu tenho 58 anos. Estou há pouco mais de um ano como ESTAGIÁRIO Em uma pequena Imobiliária e durante pouco mais de um ano não fiz nenhuma venda ,só locação e se não tivesse uma pequena reserva financeira frutos de anos de trabalho em outro setor eu estaria passando fome, infelizmente não temos um SINDICATO REPRESENTATIVO UM CRECI QUE SÓ PENSA EM NOS FISCALIZAR E NOS DEIXAM A PRÓPRIA SORTE NAS MÃOS DESTES EXPLORADORES E APROVEITADORES DONOS DE IMOBILIÁRIA E GRANDES ENCORPORADORAS,MAS EM UM BREVE ESPAÇO DE TEMPO,TEMPO E COM MUITA LUTA DE TODOS NÓS CORRETORES EXPLORADOS NÓS VAMOS MUDAR ESSA SITUAÇÃO SE DEUS QUISER. A MINHA SUGESTÃO É QUE SEJA CRIADO UM FUNDO OU UMA COOPERATIVA,INDEPENDENTE PARA FINANCIAR VEÍCULOS COM DESCONTOS NO IPI PARA QUE SEJA UTILIZADO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO,E ATENDER OS COLEGAS EM SITUAÇÃO DIFÍCEIS QUE NÃO PODE NEM COMPRAR UM CARRO VELHO PRA TRABALHAR,TEMOS QUE ANDAR A PÉ DEBAIXO DE SOL E CHUVA CAPTANDO IMÓVEIS. JÁ QUE TEORICAMENTE NINGUÉM NOS REPRESENTA COMO DEVERIA, NÓS ATÉ O PRESENTE MOMENTO, SÓ TEMOS OBRIGAÇÕES E NADA DE BENEFÍCIO PARA A NOSSA CATEGORIA TÃO SOFRIDA, NÓS SÓ, OUVIMOS E VEMOS, AS NOTICIAS NOS JORNAIS E NOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES QUE CORRETOR É UMA CLASSE BEM SUCEDIDA,O QUE NINGUÉM TEM CORAGEM DE FALAR OU ESCREVER, É QUE MUITOS COMPANHEIROS ESTÃO PASSANDO FOME E VENDO AS SUAS CONTAS VENCENDO OS SEUS AUTOMÓVEIS SENDO CONFISCADOS POR FALTA DE PAGAMENTO, ISSO É UM ABSURDO.PARA A NOSSA CLASSE. VAMOS CONTINUAR NOS MANIFESTANDO ATÉ QUE ALGUÉM NOS OUÇA,E LEIA AS NOSSAS CRITICAS E SUGESTÕES.DESDE JÁ DEIXO AQUI O MEU ABRAÇO A TODOS OS COLEGAS, E PORQUE NÃO DIZER BOAS VENDAS E BONS NEGÓCIOS, E ETÉ A VITÓRIA.

  21. avatar

    O PROBLEMA É QUE AS GRANDES IMOBILÍARIAS NÃO PAGAM E CONSULTEI O MIN. DO TRAB. O QUAL DIZ QUE É O SINDICATO QUE DEVE FAZER A FISCALIZAÇÃO O QUAL NÃO FAZ; RESUMINDO A LEI NÃO ENTROU EM VIGOR E NÃO EXISTE FISCALIZAÇÃO AS IMOBILIARIAS CONTINUAM FAZENDO O QUE QUEREM. O SINDICATO DOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NÃO ESTA FISCALIZANDO NENHUMA IMOBILIARIA.

  22. avatar

    Fico feliz com essa atitude do governo pois temos uma despesa muito grande com o que pagamos para estarmos em dia perante o CRECI, alem disso devemos desputar lugar no mercado todos os dias com pessoas que vendem casas e não tem nenhum compromisso com o que estão fazendo e não são corretores, por isso todas as imobiliárias deveriam ser legalizadas e todos os corretores recebendo seus salários, assim o mercado ficaria bom para todos imobiliária, corretor e o nosso principal alvo `”o cliente”.

  23. avatar

    Já é um começo, essa lei deve ser obrigatória e atingir todo território nacional!

  24. avatar

    O mínimo que todos os Estados deveriam ter é um piso salarial para os Corretores de Imóveis, todas as profissões tem um piso até as mais humildes, esperamos que em breve todos os Estados sigam o exemplo do Rio de janeiro.
    Parabens pela iniciativa do pessoal do Rio de Janeiro, governador e outros…….

  25. avatar

    Fico muito feliz pela iniciativa, pois estou trabalhando a quase 3 meses nessa profissão e sinto a cada dia como é difícil nos dedicarmos a profissão, sabendo que não teremos nada pra receber no término de um trabalho. Trabalhamos por dias e dias sem nenhum retorno financeiro e isso é desgastante.
    Além disso, percebo como há falta de respeito e comprometimento que as pessoas tem pelo nossa profissão.
    Gostaria muito de mobilizar os corretores de imóvel para criarmos uma lei que fosse obrigatório o pagamento de uma taxa por cada consultoria prestada pelo corretor, pois afinal de contas, nem relógio trabalha de graça, né?!
    As pessoas te ligam, pegam várias informações privilegiadas sobre imóveis e depois compram com outro corretor. Total falta de respeito!!!!
    Enfim, após o desabafo, quero parabenizar Sérgio Cabral pela iniciativa e torcendo para que as imobiliárias coloquem em prática esse direito adquirido!

  26. avatar

    estamos esperando que venha pra todo o Brasil mesmo, seria muito bom

  27. avatar

    pena que quasenehuma imobiliaria cumpre a lei!

  28. avatar

    A verdade é que poucos colegas aqui desconhecem a realidade. Não conheço um corretor que receba este piso. Muitos sequer sabem que existe. Sabem por quê? Nenhuma imobiliária vai querer ter esta despesa….aliada ao fato de que NÃO existe fiscalização alguma….Deve dar trabalho e afinal de contas, faz muito calor neste RJ. Pra que ficar no calorão? Aqui no escritório, no ar condicionado dá pra imprimir os boletos do sindicato para os corretores pagarem….R$ 186,00. Este deve ser o pensamento deles. Brasil, um país de trouxas!

  29. avatar

    Parabéns pela atitude do governador do rio de janeiro.

  30. avatar

    É São Paulo… Creci… vamos lutar pelo corretor de imoveis, antes que tenhamos que abandonar a profissão pq se tornou um bico , sem falar que a família e amigos, nos veem como desempregados e infelizes que mal conseguem pagar a conta de agua no dia certo.

  31. avatar

    Eu já perdi 8 colegas de profissão. sendo 2 amigos bem próximos, estou organizando material p escrever o livro do corretor de imoveis, tenho vários colegas que querem ouvir a verdade, mas eu só falo a verdade, quero que a Presidente Dilma fale e faça algo por nós. Que só pagamos pra poder trabalhar, se não temos $ pra anuidade pq o mercado se tornou num bico onde quem tem sorte ganha dinheiro quem não tem , passa fome, me ajuda ai gente, quem já foi tratado como bandido e respondeu processo qdo estava tentando trabalhar, fale comigo, quero escrever este livro logo, desta dura realidade neste pais.

  32. avatar

    Boa tarde, estou procurando alguma imobiliária que pague fixo no Rio não conheço nenhuma todas pagam apenas comissão, sabem de alguma? Por favor me avise! renantbergamasso@hotmail.com

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios estão marcados com um *.